terça-feira, 20 de novembro de 2012

SÓ VIM VERIFICAR O PULSO DE SÃO PAULO

                             Essa é a Senhora Jorge B. Xavier como eu imagino

NÃO é verdade que o tempo em São Paulo é uma bomba pronta para explodir. Bem no meio desses dias, tiro uma folha da minha agenda para olhar as pessoas de perto. Em são Paulo tem gente com muito bom humor que ri das perguntas tantas que fazemos. Quando dizemos, por exemplo, a um guarda municipal:

− Moço como faço para bater lá na praça?
Ele sorri do que ouvira e diz:

− Mas o que a praça lhe fez para você querer bater nela?
E em seguida vem uma boa explicação de como chegar ao nosso destino e junto da explicação um riso bem alegre de quem vive muito bem nessa terra, que é gigante.

Viro a página da agenda e nela cabe a Senhora Jorge B. Xavier, de pé a espera do metrô Barra Funda ou quem sabe ainda a procura de uma dignidade. Jamais pensei que nessa viagem pudesse encontrar alguém que saltasse das páginas de Clarice Lispector e coubesse naquela estação de metrô e me sorrisse com discrição e simpatia, tudo ao mesmo tempo.
Eu sabia que a conhecia. Então disse para algumas pessoas amigas que comigo estavam:

− É ela. A Senhora Jorge B. Xavier que me sorriu e sentou bem à minha frente.
NÂO hesitei e registrei a imagem real de uma personagem ficcional.





2 comentários:

  1. Você, minha querida, é um grande mundo. Meu barco navega pelo mar das tuas palavras... Eu abandono o barco e pulo no mar e nado, habitando o tubo das ondas poéticas em evolam de ti.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Oliver... Me dê um tempo para eu respirar um pouco. Você me tirou o ar com o seu comentário. Obrigada meu lindo. Sigamos assim, nessa troca de amor pelas palavras poéticas.

    ResponderExcluir