segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS MINHAS SÃO LOUCAS, OUTRAS TAMBÉM.

−Minha mãe, em que tempo eu nasci? Dizei-me depressa por que essa escuridão arde tanto os meus olhos?
          Minha mãe pensou um pouco e fez uma pausa enorme. Melhor não dar asas às loucuras da minha filha. Vou deixar quieto. Articulou minha mãe sabiamente.
          Foi a melhor coisa que ela fez, me deixou falando insistentemente comigo mesma. Depois da ausência de resposta dela, gritei bem no centro do meu porão para ouvir o meu eco. E lá eu ouvi a voz de Giorgio Agamben me dizendo alto algumas frases do seu O que é contemporâneo?
          Agamben nem sabia que iria me falar da escuridão que ardia meus olhos, quando me disse que “contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro.”
          Então é isso, minha mãe sabe que meus olhos ardem, porque aprendi a fixar o meu olhar no escuro que mora em mim, e por ele ser iluminada.
          Mas isso eu só aprendi com a psicoterapia e com a prática de yoga, as duas me levando para dentro de mim, lá onde parece escuro, elas me entregam um Deus, iluminando o meu porão interior.
          Talvez eu não entenda, com clareza, o que acontece quando eu pratico yoga  ao ouvir voz, no momento de relaxamento, que me chama e me convida a entrar em contato comigo. E o depois disso eu também não sei explicar. Mas sei dizer que uma leveza me mantém no chão, em estado de relaxamento. E outra leveza me faz subir, sair desse chão como se fosse sustentada por uma linha invisível. Depois disso, há um fluxo de energia, quase uma descarga elétrica invadindo o meu corpo, aquele que está no chão, não o que está suspenso. E esse, se mantém flutuando e vendo o outro corpo, o que está no chão, receber a energia. O passo seguinte, posso chamá-lo de frisson, é quando o corpo que está no chão, recebe a presença do Sagrado, bem ali, ao meu lado e esse corpo todo se arrepia...                                                             
 
          É quando eu sei que o escuro vai clarear.
           Mas, para você que não entende o que lhe digo, caro leitor, eu posso dizer Namasté, ou simplesmente, “O Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você”.

5 comentários:

  1. Yoga com Agamben,sensacional!Namastê!

    bjs,
    Elle

    ResponderExcluir
  2. Namasté, minha doce Elle. O único doce que não me engorda o corpo, mas a alma, é você. Por isso, Namasté.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pessoa por quem eu tenho muito Amor, passou por aqui e disse assim no meu e-mail:

      "Poeta quando faz yoga é fogo, ou melhor, é luz...
      Beijo."

      Eu achei lindo o comentário e resolvi gritá-lo ao mundo. Obrigada Pessoa por me manter nos seus olhos, quando me lê e por se manter sempre na minha vida quando eu penso em Pessoa ética e de bom caráter.

      Namasté pra você.

      Excluir
  3. Quem é você que diz que eu estou linda e nem se mostra? Se for amigo meu, é suspeito. Risos.

    ResponderExcluir