sexta-feira, 21 de junho de 2013

NAMORAR: Preamar; algumas linhas da minha história de amor.


O círculo do Fogo e do Amor
           dozeDejunho é dia de acender o fogo e deixar a juventude se acomodar em volta dele. E depois de aquietar os ânimos:
          - Professora o que é o amor?

          Diz uma voz vinda da grande roda em volta do fogo.
          Para chegar à pergunta, vamos ao flerte. O flerte começa pelo olhar mais e um pouco mais o outro. Quando se permanece olhando o outro, nas outras horas do dia, então já não é mais flerte, é namoro.
          Eu sei de histórias muito bonitas de flerte e de namoro, mas a minha parece também ser boa para contar hoje. Há quem ainda acredite nas relações intensas que sobrevivem aos temporais sem o grande dano da separação. Então, se assim acontece, o flerte deixa de ser flerte. O namoro deixa de ser namoro. E o Amor ocupa o seu lugar de Rei.
          Foi assim também comigo. Eu comecei provando o doce de algumas escritas poéticas e fui tomando gosto pelo o que provava. Era o flerte acontecendo. E fiquei assim, provando daquele doce repetidamente. Era o namoro acontecendo. Mas de tanto provar o doce repetidamente, eu encontrei o amargo que também existia naquelas escritas poéticas. Nem por isso desisti de provar daquele objeto de degustação. Era o Amor acontecendo.


"Com graças, e muitas, te brindou Afrodite"
 
          De lá pra cá, não há tempo tão ruim que eu não descubra como vencê-lo. Não há leituras permitidas ou proibidas. O que há é um mundo de palavras poéticas me povoando e me dando força para a luta brava desta vida.
          Agora, sigamos até as páginas de “Leituras Proibidas”, escritas por Alberto Manguel, enquanto os versos de Safo e de outros poetas escorrem feito fênix em nossa boca.

p.s. As fotografias que acompanham este texto, foram feitas na aula de Fundamentos da Teoria Literária, no dia doze de junho de dois mil e treze, na Universidade Federal do Pará.

5 comentários:

  1. Sim. Agradabilíssima a experiência de ler um pouco sobre esse namoro.
    Sua visão de poeta é encantadora e me faz querer muito voltar a mergulhar nesse lindo mar que é a literatura e a poesia, e do qual me afastei e me arrependo profundamente.

    Nossa, quanta saudade!!!

    Dora Adriana Cunha

    ResponderExcluir
  2. Adriana, minha querida, obrigada por ler essas linhas da minha história de amor. Você , minha leitora fiel... Minha gratidão para você que sempre me lê.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se eu ler “Leituras Proibidas”, escritas por Alberto Manguel, terei um flerte ou um namoro logo de cara?

    ResponderExcluir
  5. Renan, meu querido, se for "logo de cara" como você mesmo disse, você vai ter um flerte, mas se depois disso você quiser beber gotas de "As canções de Bilitis do Pierre Louÿs, ou até mesmo provar outras gotas do Amor Natural de Carlos Drummond de Andrade e querer repetir tantas outras vezes o que bebe, aí você vai começar um namoro sério com as "Leituras Proibidas". Boa sorte meu caro!

    ResponderExcluir