terça-feira, 6 de agosto de 2013

QUE GOSTO TEM O BEIJO, A LÍNGUA DE FOUCAULT?

O homem, o touro atrás do livro...

            Sempre soube disso:

          − Ele é bem difícil!

          E para o nosso primeiro encontro me protegi como pude. Usei até óculos escuros, pensando não ter a alma invadida.

          Mas desde o primeiro encontro, ele se entregou a mim como os filhos rompem as entranhas da mãe e caem no mundo.

          Ele não sabia nada de mim. Eu bem pouco dele sabia. E ele foi logo se entregando a mim com suas vírgulas e seus pontos de não parágrafos, suas interrogações sedutoras e embriagantes.

          O que todos me disseram de nada serviu:

          − Ele é bem difícil.

          Fui comedido e medindo os passos cheguei até o impossível para não saber voltar...

          Por Dédalo e Ícaro as palavras dele têm mais de 1300 compartimentos e nelas eu permaneço abrigado e desejoso de nelas me manter como um hóspede, um convidado.

          Então ele acha muito bom me manter preso nas suas palavras e fazer de mim o seu homem, o seu  touro.

          Devo advertir:

          − Fugirei de Teseu enquanto força tiver, porque o beijo de Foucault me reconstrói como touro e me desperta como homem.

         Eu sou a astúcia e a força, o homem e o touro. Sou minotauro e devo ficar preso nas vírgulas e pontos de não parágrafos, nas interrogações sedutoras e embriagantes de Foucault, enquanto não souber voltar, porque amo cada beijo dele dado em mim, sempre que percorro o labirinto das suas palavras.

7 comentários:

  1. Se beijou Foucault uma vez, você sempre irá querer beija-lo. Concordo com todos que dizem:- "ELE É DIFÍCIL". por isso posso dizer que o que é mais difícil, é mais gostoso de conquistar. A cada beijo, ele te leva a reflexões que nenhum, ou quase nenhum outro beijo lhe permitiria chegar.
    O labirinto de teus lábios me faz te querer ainda mais e mais Foucault.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você também beijou Foucault? Você que anonimamente reconstrói a minha fala e me encanta? Você que não deixou seu nome, mas os ventos de uma tempestade do Norte te anunciam: Priscila. Quem bom te saber beijando Foucault e amando os beijos dele. Obrigada por permitir que teus olhos pousem nessa folha virtual. E por isso, te entrego o meu abraço um pouquinho demorado...

      Excluir
    2. para você Giselle o meu muito obrigada por me aproximar das belas palavras de inúmeros autores que publicam neste blog.

      Priscila Wanzeller

      Excluir
  2. Beijar Foucault é beijar um misto de experiências complexas; um misto de verdades contundentes e verdades necessárias, expressadas à luz de uma língua limpa.Da hipocrisia, a língua ganha o adjetivo "ferina"; todavia, da vida recebe os predicados honoríficos respeito e admiração ..."Ele é bem difícil", sim; entretanto, mais difícil é não querer beijá-lo novamente, após o primeiro contato...
    Profa., agradeço pela oportunidade: falar de como é poderoso o beijo Foucault.
    Quem ainda não o beijou, sugiro que o beije e você nunca mais será o mesmo...
    Grato,
    Rui Bahia Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, meu lindo, a série "O Beijo", proposta nas páginas desse meu blog vem chegando ao fim e de você, na foto com Foucault, eu tenho boas recordações de conversas inteligentes virtual e pessoalmente. Por isso esse registro da tua leitura, do teu beijo em Foucault e por isso também o meu agradecimento por me manter assim na tua vida. E sigamos de mãos dadas com Foucault falando d'O que é um autor? e reconhecendo que "As palavras e as coisas" tem o seu valor. Meu carinho para você que sempre me lê.

      Excluir
  3. Quem sabe um dia eu chego lá e consigo um beijo de Foucault também! O último parágrafo me encantou mais, realmente quando se ama um autor a gente deseja se perder nele e nunca mais ser encontrada! Belíssimo texto profa! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse, minha cara Carolina, é de fato um autor labiríntico. Há nele encantos onde devemos nos perder. Quem sabe um dia você...? Quem sabe um dia você...? Obrigada pela visita, minha linda.

      Excluir