sábado, 8 de setembro de 2012

INDEPENDÊNCIA OU SORTE ?

Andar no mato de pés descalços, para quem nunca tirou os sapatos, não é tarefa fácil, não é tarefa fácil.

Correr na direção contrária da multidão, respirar sem aparelhos quando se está em crise asmática, ir ao Sul, no inverno, sem casaco, comer folha sem mastigar e sem tirar o talo, praticar surf sem saber nadar...


Não é tarefa fácil, não é tarefa fácil.
 
Acreditar que se fez um movimento simples e terno na direção do outro, ajudando-o a sair da caverna de olhos abertos, quando se passou alguns anos vivendo nela, não me parece tarefa fácil, não me parece tarefa fácil.

Mas o que não é fácil, não pede para ser impossível.

Do que essa mulher está falando? Essa mulher parece comer caracol quando fala, dando voltas e voltas no seu querer dizer as coisas?

Essa mulher que te fala agora, caro leitor, quer te falar de um tipo de alegria. Alegria provada em gestos inesperados.

Era uma terça-feira, dia quatro de setembro, não era dia sete, porque sete é dia de outra proclamação. O dia era quatro de setembro, dia de proclamar a Independência do Leitor. Foi o que pensei quando vi os pequeninos da Escola Santos Dummond anunciando que entraram para o Projeto SAPLI: Sociedade dos Amigos da Prática Literária. E desfilaram mostrando livros como quem traz no peito a cor de uma nova Independência. E seus olhos faiscavam um novo grito:

     Independência ou sorte?

     
P.S. Foto feita no desfile da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Santos Dummont” no bairro do Guamá. Escola que acolheu e acredita nos princípios do Projeto de Extensão SAPLI: Sociedade dos Amigos da Prática Literária, da Faculdade de Letras da UFPA. Por tudo  isso, a Profa. Giselle Ribeiro, coordenadora do projeto, e seus voluntários agradecem.

 

16 comentários:

  1. Professora, foi lindo ver todas aquelas crianças com tão grande alegria, segurando livrinhos e marchando! Foi uma homenagem muito especial que elas fizeramao nosso projeto!
    Eu segurei as lágrimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayane, minha querida, sei e vejo o quanto o Projeto SAPLI tem nos lançado ondas de muita emoção, estar na Escola Santos Dummont com vocês, voluntários do(a) SAPLI e aquelas crinças tantas que correm pelos corredores anunciando os professores da UFPA chegaram, é como tomar um banho no mar da alegria. Por isso, da próxima vez não segure as lágrimas, elas farão parte da história das nossas vidas. Obrigada a você que também é parte desse Projeto.

      Excluir
  2. Que lindo!!!
    Parabéns a prof.ª Giselle Ribeiro e a todos os envolvidos no projeto, em especial, a essas crianças que aceitaram esse desafio.
    A foto me emocionou!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Namasté, Profa. Patrícia, te ver me visitando, posso dizer que, me traz Paz. Quanto ao projeto, minha querida Mestre, ele é mais um dos nossos aprendizados, meus e dos voluntários que bravamente aceitam os desafios com muito amor no que estão fazendo. E é assim que o Projeto se reflete, na esperança das crianças. Com meu abraço fraterno pra você que é minha Mestre.

      Excluir
    2. Namastê, minha querida!
      Que a luz divina esteja sempre presente a iluminar os seus caminhos, para que muitos projetos como este tornem-se realidade.
      Um abraço fraterno pra você também!!!

      Excluir
  3. Parabéns Giselle pelo projeto.Realmente não é uma tarefa muito fácil.
    Lindo,muito lindo! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RayLinda, minha fiel prima de tão longe e tão perto, obrigada pela visita mais uma vez e sempre. Beijo.

      Excluir
    2. É UM PRIVILÉGIO ESTAR NESTE PROJETO!

      Excluir
  4. Estou muito feliz por todos do projeto.

    É maravilhovo ver que tanto foi feito em tão pouco tempo. O que parecia uma tímida caminhada inicial agora toma força de uma marcha, rumo aos caminhos tortuosos que só a leitura e suas multicoloridas histórias podem descortinar diante dos olhos ávidos das crianças.
    É encantador quando a semente plantada brota e suas primeiras folhas se abrem ao sol. É mágico descobrir que nossos esforços produziram os primeiros frutos. Muiro ainda tem que ser feitos. Há muitas florestas a explorar, outras terras a descobrir, mas agora que a aventura começou tudo será diferente, pois o impulso do vento sopra nas velas e cabe ao capitão manter o navio navegando.

    Parabéns a todos do Projeto SAPLI, sua heróica jornada começou. Que os deuses da literatura os abençõem e que sua aventura seja longa e cheia de grandes momentos. E, principalmente, que o Deus maior guie vocês rumo ao fim do arco-íris, não por que haja um tesouro esperando, mas porque vocês são o tesouro e lá estarão a esperar seus pequenos leitores, para lhes dar um novo mundo multicolorido que irá transformar suas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, não precisava me tirar o fôlego... Que força tem esse seu texto, depois dele ganhamos mais ar para respirar e lutar sempre. Obrigada, meu lindo.

      Excluir
  5. Quando vento, leve e solto, da paixão inunda o ser do poeta, acontecem destes mimos: a poesia domina o ser, a vida, as ruas, o mundo. Parabéns, professora e amiga Giselle; parabéns pequenos leitores, que a poesia e a leitura ganhe as ruas, mas principalmente ganhe a vida de todos vocês. Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maia, meu querido, com teu sopro direto dos ares de Portugal, te sentimos aqui, bem perto de nós que vivemos esse projeto. Beijo meu pra você querido amigo.

      Excluir
  6. Parabéns Giselle pelo projeto é muito gostoso trabalhar com criança beijos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, há crianças com leveza e muita criatividade, mas às vezes é preciso tirar a criatividade de dentro da gaiola que na criança foi pintada. Beijo, meu primo de tão longe e que agora se faz cada vez mais perto.

      Excluir
  7. Giselle, que lindo trabalho!
    Emocionada aqui...

    Parabéns a vc e aos seus voluntários. E as crianças que abriram seus corações para a Literatura.

    Um beijo grande!
    Suani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... doeu uma saudade bem aqui, dentro de mim. E é por ti, viu garotinha sumida. Mas a saudade nasce e a gente mata pra nascer logo outra, né. Beijos e fico feliz com a tua aparição.

      Excluir