domingo, 12 de junho de 2011

O GOSTO DO VERBO ESCOLHIDO



BRINCAR:
3.Agitar-se alegremente; foliar, saltar, pular, dançar.

Essa é uma das definições que o dicionário Aurélio nos dá, mas eu diria também que brincar pode ser cantar, por isso eu canto:

“Eu gosto de ser mulher
Que mostra mais o que sente
O lado quente do ser
E canta mais docemente.”

Gosto de ficar ouvindo minha voz interna. Aprendi comigo, por exemplo, que na infância brincamos de Esconde-Esconde e o bom é sempre encontrar o esconderijo do outro. Mas minha voz interna me disse também que na fase adulta é melhor encontrar o Nosso Esconderijo, se ver mais de perto, saber o que dói, como dói, o que dá alegria, como recebemos a alegria, o que fazer com tudo o que chega até nós... Foi assim que eu descobri que passado alguns longos anos e ainda que reconheça o ciclo desta vida que gira em torno da alegria e da tristeza, o melhor é sempre manter o equilíbrio.
Quando vier a fase da tristeza, que ela venha, pois que aprendemos o ofício da espera da alegria, que virá para seguir o seu ciclo.
E se na infância brincar de Esconde-Esconde tem um bom gosto de alegria, melhor mesmo é na fase adulta brincar de Encontre-se-Encontre-se.Esta é uma brincadeira que não exige fortuna maior que a descoberta de si. Por isso brinco de Encontrar-me-Encontrar-me qualquer hora do dia, ou da noite, em Belém ou em Paris, pois o segredo desta brincadeira é estarmos dentro de nós e nos sabermos tão íntimos, conhecedores de quem somos, o que queremos e qual é o nosso lugar no mundo.

2 comentários:

  1. Amante da literatura assim como eu, Thaís me apresentou - e porque não dizer me presenteou? - ao seu texto, o qual me propiciou uma deliciosa viagem ao meu interior...Nada melhor que brincar de "encontra-se-encontra-se" para compreender um pouco mais de nossa própria essência em determinadas fases da vida... Parabéns pelas belas e oportunas palavras, professora!
    Elas agora ilustram o perfil de minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Eta menina sapeca!
    Se menina consegues ir tão longe,
    o que vais fazer daqui pra fente?

    ResponderExcluir