quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O ILUSTRADOR DA EXISTÊNCIA

         
           Leia tudo sobre isso, diziam os ingleses em tempos finais de Olimpíadas do ano 2012 e a cidade toda se fez de papel, jornal, tudo feito de palavras escritas: caminhão, piano, chão. Tudo feito de palavras escritas, prontas para serem lidas.
          Leia tudo sobre isso, repetiam os ingleses mostrando os atletas e suas emoções. O rosto dos tristes e dos alegres, as perdas e os ganhos, o triunfo e a queda e insistem nos dizendo: Leia tudo sobre isso.
          Foi aí que saltou da minha memória uma boa lembrança lida no Jornal de Infância de Anaïs Nin:

           Eu não vou mais ler tantos livros. Agora eu vou ler gente. Agora eu vou ler as pessoas.
      
          Então é exatamente o que acontece com os escritores. Um belo dia eles acordam lendo palavras e fazendo da leitura um vício e passam o resto de suas vidas nesse exercício de ler palavras, gente, bicho, planta, coisas.
         Depois fiquei pensando: Escritor literário tem cara de Cartório de Registro. Os registros de quase tudo desse mundo são feitos nele. E de lá pra cá, ele nos entrega o ofício que nos cabe tão bem, como se nos conhecesse de longas datas e compreendesse o que somos dentro do sistema em que vivemos.
         E quando volto a pensar no assunto, chega até mim uma certeza:
        
         O escritor literário é louco. Graças a Deus.
       

6 comentários:

  1. Bel(ouco) texto Giselle! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é você que se parece comigo e brinca de ler as coisas pelo avesso dizendo que esse texto é Bel(ouco). Gostei do que você disse. Meu texto e eu rimos de felicidade com a sua recepção. E ficamos sem saber quem é você. Obrigada por me ler e reagir. Saudações crazy pra você.

      Excluir
  2. Por um mundo de letras é o blog de Lorena Mena Barreto...

    ResponderExcluir
  3. Hum... Bom te ver andar no Fio da minha vida, Lorena. Abraço bem poético pra você

    ResponderExcluir
  4. lei tambem os passos do vento e aonde elle possa te levar.aguarde ate que elle te leve aonde o sol brilhe e seus olhos possam ler a alma e a aurea dos seres que so sabem te ver passar.

    roberto pantoja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... te ver por aqui... Quanta alegria! Sinto um perfume novo no ar. Beijo meu Roberto.

      Excluir