sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

APETITE VORAZ DE ALEGRIA



Palhaço ou omino di paglia, ou também homem de palha, ou... ou... Para minha infância os nomes tantos não tinham lá essa importância, o que me valia era saber que eles vinham sempre de mansinho e afugentavam as nossas tristezas tantas. Pelo menos nos circos, eles eram os iluminados, aqueles que levantavam todo o pó de alegria de qualquer gesto da platéia ou deles mesmos.

Passei então a nomeá-los: Espantalhos das desalegrias.

Desalegria é uma palavra indicionarizada, aliás essa última palavra também é, porque se procuradas no dicionário, ninguém vai encontrá-las. Eu acho muito legal essa história de renomear as coisas. O Marcelo Marmelo Martelo, por exemplo, é o meu herói favorito nas batalhas das coisas e seus nomes. Mas eu vim aqui hoje mesmo foi para falar dos Espantalhos das desalegrias. Eu conheço uma mulher que é mestre neste ofício e ela tem leveza suficiente para saber derrubar umas pontinhas de tristeza que às vezes pensam nos derrotar... Eu acho que ela come muito Feijão para poder se manter firme no ofício de Espantalha das desalegrias. Uma vez, ela se apresentou com o nome de Angélique e junto com a sua trupe espremeu humor do que se dizia arte, dita na voz de Molière Le malade imaginaire e na voz d’Os Palhaços Trovadores: O hipocondríaco.

Eu só sei que quem estava triste naquele teatro, desaprendeu de estar, porque um exército os Espantalhos das desalegrias andava por lá contando a história de um homem que pensava estar sempre doente e era louco por remédios.

Para espremer humor de dor é preciso ser Palhaça, ser Espantalha das desalegrias, ser Angélique, ser Suani Corrêa. E isso é tudo o que sei!

10 comentários:

  1. Muito bom.
    Você realmente entende de alegria.
    Parabéns,como sempre vc nos dando um pouco de alegria com suas palavras.
    Beijos,e não para continue assim.

    ResponderExcluir
  2. Olha quem apareceu! Minha querida prima e fiel leitora, sabe por que eu entendo de alegria? Porque na minha vida tem uma menina chamada Suani Corrêa, ela é essa palhacinha linda que aparece na foto, no topo do texto. A Su faz parte de um tempo doloroso da minha vida e eu tive a mãozinha dela para segurar nas horas de dor. Sem contar os outros palhaços sem maquiagem que Deus enviou para mim. Por tudo isso, eu sou alegre.

    ResponderExcluir
  3. e ela está linda, como realmente é.
    Eu nem lembrava mais do Marcelo Marmelo Martelo.
    A Literatura me faz falta. Chega a doer o tempo que passo sem ela.
    Preciso do "fio da vida", da palhacinha encantadora, do "som do vazio" enchendo meu peito.....ahhhh...preciso de doses cavalares de arte.
    Obrigada Gi, por sempre me tirar dessa realidade, irreal para mim.

    Su....você está linda....linda...

    -Josy-

    ResponderExcluir
  4. É Josy, minha linda, para os que já provaram qualquer dose de literatura e gostaram, sabem muito bem a falta que ela nos faz. Sempre que precisar, ande equilibrada no Fio da vida que é a literatura. Beijinhos meus pra você.

    ResponderExcluir
  5. Nossa...
    Giselle tem papel importante em minha vida tbm. Além de ter me ensinado a Língua Francesa, ela me fez cheirar, sentir, apalpar, comer, dizer a poesia de forma pecadora, o que fez com que eu me apaixonasse, cada vez mais, por elas: Giselle e poesia. Elas andam juntas; não consigo desvencilhar uma da outra, não é possível fazer isso, pois elas caminham de mãos dadas, uma complementando a outra, assim como eu e a minha palhaça, a Aurora Augusta.
    Nunca esqueço o "cinq pour cinq".
    Obrigada Gi pelo amor, carinho, poesia e pelo post.
    Je t'aime.
    Bjs,
    Suani/Aurora Augusta

    ResponderExcluir
  6. Josy, ma chérie, te amo tbm. Obrigada pelo carinho que tu me tens!
    Bjs,
    Suani

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo, parabéns Giselle pelo seu escrito poético que captou a poesia da Aurora!

    Anelise Garcia.

    ResponderExcluir
  8. Su, minha linda, o meu papel na sua vida se mostra sempre com folhas brancas para que possamos escrever a nossa história. E que seja sempre uma bela história.

    E você Anelise, que me escreve dizendo ter gostado da minha escrita poética, eu te digo que a culpa é também da Aurora, Angélique ou tão maravilhosamente Suani. E se você gostou do texto, Anelise, é porque você conhece todas essas mulheres que às vezes é uma só: Suani. Agradeço o seu pouso no meu blog. Abraço meu pra você.

    ResponderExcluir
  9. Olá Gi.
    Não tenho o DOM das palavras como tu, que és POESIA, mas me identifiquei com a tua alegria, temos em comum uma mestra que é LUZ, uma amiga que não gosta de abraço e é semeadora da alegria. Pensei nela quando comecei a ler o texto.
    Abraço carinhoso
    Lucia

    ResponderExcluir
  10. Lúcia, que bom ler um texto e pensar em alguém... É como trocar a roupa da pessoa que se pensou por essa nova roupa, esse texto. Eu gosto de me vestir de alguns textos. Você agora entrou para a estatística dos loucamente poéticos. Que bom! Que bom! Abraços poéticos pra você.

    ResponderExcluir